Não feche seus olhos para a velocidade, design e carregamento. Se seu site não for acessível, tudo estará perdido!

Vamos conhecer os seis problemas de velocidade, design e carregamento mais comuns nos sites e como evitá-los de forma simples nessa mini-serie (em cinco partes) de posts sobre o assunto: Usabilidade.

Segundo episódio: “Seja acessível, intuitivo e navegável, 24h por dia”, qual a coisa mais importante que você deve fazer para assegurar de que seu website seja facilmente acessado? A resposta é muito simples. Manter ele no ar funcionando. Ahhh! e carregar imagens e conteúdo de forma rápida!;)

Imagine a frustração de visitar um site e receber logo de cara uma mensagem de erro ou o site estar fora do ar.

Você talvez esteja lendo essas primeiras linhas e pensando: por que tornar um site acessível? E por que me preocupar com isso quando meu prazo de entrega é tão curto? Eu explico: acessibilidade na web é uma questão de boa prática. Além de você colaborar para que mais pessoas sejam impactadas pelo conteúdo disseminado em seu site. Agora conheça os 6 grandes problemas de acessibilidade encontrados nos sites em toda a internet:

1. Seu site é lento!

O principal problema de acessibilidade de um site é ele não estar acessível. Porém, mesmo estando acessível, ele precisa ser muito rápido. Afinal, os usuários na internet estão cada vez menos pacientes. No post “Layout “Bonitinho” vs Design Bonito, vimos que você tem apenas 8 segundos para conquistar o seu usuário. Faça isso ou você perderá muitas visitas.

Vejamos alguns números:

  • 40% dos usuários abandonam um website se ele não carregar em menos de 3 segundos.
  • Um segundo a mais para carregar um site pode resultar em um queda de 16% na satisfação do usuário.
  • A cada um segundo para carregar, um site pode perder 7% em conversões.

Além disso, o tempo de carregamento de um site também conta para SEO, afetando seu ranking no Google.

Como resolver esse problema?

Monitore a velocidade do seu site através do PageSpeed Insights. Faça um teste e veja em quanto tempo sua página carrega. Identifique qual tipo de conteúdo demora mais para carregar. Normalmente, imagens de grande tamanho são os principais vilões que afetam o carregamento do seu site. Portanto, lembre-se sempre de redimensionar a sua imagem antes de fazer o upload para seu site.

Contrate um servidor confiável e rápido. Essa é uma grande dúvida de qualquer pessoa que possui um website. Qual empresa escolher para o hosting do meu site? Aqui no Brasil, vejo muitos decidindo pelo Uol Host ou LocaWeb e posso dizer que esses serviços são muito ruins quando comparados a empresas estrangeiras de qualidade. Não é raro encontrar gente reclamando no Twitter ou em fóruns sobre a má qualidade dessas companhias nacionais.

Quando o assunto é hospedagem tenha certeza “O barato sempre sai mais caro”.

Sou cliente há tempos da SiteGround e não poderia deixar de recomendá-los.

 

2. Pouco contraste entre o fundo do site e o texto

Como Steve Jobs disse: “Design vai além de como as coisas parecem.” Portanto, de nada vale investir em um design que seja “bonito” se você dificultar a experiência do usuário. Um exemplo disso é o fundo cinza com texto também em cinza. Pode até parecer bonito, mas o importante é o leitor conseguir ler seus textos, correto?

Como resolver esse problema?

Ser simples, pois quando se fala de usabilidade “Menos é Mais”. Utilize um fundo branco com uma fonte preta. Ou variações muito próximas disso. Ter bom senso no contraste entre background do seu site e cor de fonte ajuda bastante! 😉

 

3. O tamanho da fonte é muito pequeno, dificultando a leitura

Outro grande problema de acessibilidade e usabilidade é o tamanho pequeno da fonte em diversos sites. Antigamente, o usual era utilizar a fonte Arial tamanho 12. Porém, essa combinação é pequena para os padrões atuais. Os monitores ganharam mais pixels, se alargaram e manter uma fonte de tamanho 12 é ruim para a leitura de conteúdo. E cada vez mais usuários estão lendo textos em smartphones e tablets, necessitando de fontes maiores para facilitar a leitura.

Como resolver esse problema?

Calcule a largura da área destinada ao conteúdo da sua página. A maioria tem 600 pixels de largura. Depois, visite esse site Pearsonified e coloque o tamanho da largura em “content width” e clique no botão “Set my type”. Ele dará a você exatamente o tamanho de fonte ótimo para seu caso. Na maioria das vezes, a recomendação será de uma fonte de tamanho 15 para um conteúdo de 600 pixels. Tudo baseado em estudos matemáticos.

 

4. POP UPs são usados em exagero

Uma das principais causas de um usuário deixar o seu site logo na primeira visita é o uso de POP UPs. Assim como em um primeiro encontro, você não pode pedir a pessoa em namoro. É preciso ganhar sua confiança e conhecê-la melhor. Por esse motivo, POP UPs devem ser utilizados com moderação.

Como resolver esse problema?

Se utilizar pop-ups, lembre-se de procurar um software que permita uma boa segmentação, ou seja, para quem exatamente o pop-up será mostrado. Boas práticas recomendam você mostrar o pop-up apenas para novos visitantes e que tenham ao menos visitado mais de uma página.

 

5. As imagens não têm ALT tags apropriadas

Poucos sabem o que é uma ALT tag. Ela nada mais é do que um texto que diz do que se trata uma imagem. Importante não apenas por questões de usabilidade, a ALT tag também ajuda no SEO do seu site.

Como resolver esse problema?

Lembre-se de colocar ALT tag em suas imagens. Uma solução simples e eficaz para você não perder tempo toda vez que fizer o upload de uma imagem é utilizar ferramentas que contenham essa opção.

6. Seu site não possui uma página 404 (não encontrada) personalizada

Experimente colocar “asdf” no término da URL do seu site. Exemplo: meusite.com.br/asdf

Você será redirecionado para uma página 404 (não encontrada). Porém, a maioria dos sites param por aí e não mostram ao leitor possibilidades para ele voltar para a homepage  ou para a área de artigos.

Como resolver esse problema?

Sempre oriente seus leitores para uma página com conteúdo.

 

 

E você? Tem alguma dica sobre usabilidade para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário abaixo!

 

 

Consultoria de Marketing Digital

 

 

Fique Atualizado sobre as novidades de Marketing Digital

Insira aqui o seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!

* Preenchimento Obrigatório!


 

Leave a Reply


*