Design Bonito

O Poder da Marca e do Branding

By 23 de março de 2015junho 10th, 2019No Comments

Primeiramente é preciso esclarecer um pouco a ideia de “marca” (ou brand). Marca não vem a ser somente o logotipo, a identidade visual da empresa, produto ou serviço; ela representa toda a identidade da empresa, com seus valores, sua equipe, processos e produtos. Indo além, a marca na visão do consumidor, é a cultura e as experiências que residem na mente de cada consumidor a respeito de um produto ou de um serviço de uma empresa.

Resumindo, marca/brand é o processo interno de criação, estruturação do produto em conjunto com o relacionamento estabelecido com o cliente.

Branding é atrair esse consumidor para o seu produto. É fazer com que ele perceba a marca como única solução para o que procura. A empresa precisa investir nessa experiência positiva do usuário. Consiste em estratégias para agregar valor.

As etapas do Branding:

1- Detalhamento do público-alvo: a empresa define quem quer atingir, segmenta ao máximo esses possíveis clientes e estuda a fundo as características desse grupo;
2- Posicionamento da marca: vai traçar a personalidade da marca, como se fosse uma pessoa;
3- Construção multissensorial: esse é o momento de construir a marca. Você deve explorar os pontos de contato com o consumidor, indo além da logo, atingindo os cinco sentidos do seu possível cliente. Marcas que exploram os cinco sentidos tem mais chances de serem lembrados pela mente do consumidor, pois vão além do visual, que é encontrado de forma saturada no mercado.

Conclusão: Marca é cultura. É uma forma de pensar que define um jeito de fazer. Considerando que a empresa é o organismo, a marca seria sua alma, seu jeito de ver o mundo que a faz agir de uma forma ou de outra. O Branding busca entender a essência deste ser vivo, identifica suas incoerências e corrige seus hábitos hoje para colher resultados de longo prazo. Deve contemplar ações de curto e longo prazo, necessariamente. Para dar o primeiro passo na gestão da sua organização em Branding, procure ter coerência entre discurso e prática e procure levar esta consistência até a experiência que o consumidor final tem com sua marca.

 

Consultoria de Marketing Digital

 

Fique Atualizado sobre as novidades de Marketing Digital

Insira aqui o seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!

* Preenchimento Obrigatório!



<!–End mc_embed

Leave a Reply


*