Ter uma Marketing Digital vai além da aproximação com os usuários, é uma questão de sobrevivência para as marcas. Venha saber mais!

Além de um desafio para cientistas e autoridades em saúde, a pandemia do coronavírus tornou-se também uma luta para empresas de todos os tamanhos. O enfrentamento econômico está em pauta e, com ele, o estabelecimento de uma nova relação com os clientes. É aí onde entra o Marketing Digital como um grande aliado.

O tempo que a maioria das pessoas passou em casa, em isolamento social, e o tempo que muitos negócios suspenderam suas atividades criaram um hiato que nem a telentrega, em alguns casos, conseguiu amenizar.

Ainda são diversas incertezas quanto à volta da normalidade. Mas uma coisa é certa: a relação com os consumidores está no divã e diferentes setores precisarão rever seus processos. E a comunicação é um deles.

Marketing Digital: Agora é a hora de estar online

Como todo mundo está na internet, analisar a presença digital, ainda mais depois da experiência do isolamento social, é prioridade. Por isso, reunimos a seguir cinco sugestões de como as empresas atuam no ambiente digital para criar uma nova relação com seus clientes. Leia também: “5 abordagens que estão ajudando empresas durante a COVID-19”

Um estudo recente da NZN, plataforma de inteligência e pesquisa, aponta que 71% dos brasileiros aumentaram o consumo online após a pandemia de COVID-19.  Por si só, esse fato aponta que as relações de consumo mudaram bastante e, portanto, as empresas precisam se adaptar para atender esse novo cliente. Em momentos de distanciamento e mesmo depois da crise, estar presente no ambiente digital não será mais opção, mas obrigatoriedade para empresas de diversos segmentos.

O problema é que, na ânsia por fazer algo rápido, muitas perdem mais dinheiro do que ganham, já que não conhecem as ferramentas a fundo. A necessidade de oferecer serviços e produtos online, bem como uma interface de atendimento e suporte ao consumidor, é essencial diante do fechamento dos estabelecimentos. E essa adoção ao digital tende a ser permanente.

O momento é de revisão do que a empresa faz na internet. Desde quais canais utiliza até o que está no planejamento. Tudo precisa ser revisto para se adequar ao novo momento – manter tudo inalterado pode soar estranho, fora da realidade. Isso inclui a forma e o conteúdo do que é publicado em sites, blogs e redes sociais.

Marketing Digital: Busque informação e atualização

Uma medida importante para planejar o Marketing Digital é procurar saber mais sobre seus clientes. Buscar informações que possam ajudar a construir um provável novo perfil que otimiza a relação pós-pandemia.

O ideal é fazer ações como perguntas nas redes sociais e pesquisas via formulários enviadas por e-mails para conhecer possíveis novos hábitos – desde rotina até consumo. Certamente ajudará a enxergar um horizonte para o negócio na internet. A forma como a empresa aborda o cliente nos canais digitais poderá ser uma prioridades para a construção de uma nova relação.

A reaproximação deverá ser em outro tom, menos vendedor e mais companheiro. Ou seja, a empatia deve prevalecer acima de tudo. Ver apenas o lado da empresa poderá afastar em vez de aproximar. E “cancelamento” de marcas que agem assim é o que não falta nas redes sociais. Junto com a mudança de abordagem vem também a mudança de postura.

No caso de uma estratégia de Marketing Digital, um exemplo claro é a oferta de ebooks, guias e infográficos mediante fornecimento de dados (e-mail, principalmente). Talvez não seja a melhor hora de pedir, mas sim compartilhar gratuitamente, sem necessidade de fornecimento de dados, conteúdos relevantes e que podem ajudar um cliente a resolver um problema pontual. Não se ganha o lead, mas pode-se ganhar a admiração pelo gesto.

Por fim, para se reaproximar dos clientes, além de considerar as sugestões acima, poderá ser necessário inovar no Marketing Digital. Isto é, o momento poderá levar a empresa a investir e não reduzir seus investimentos em marketing digital para agregar novos canais, novas ferramentas e novas ações.

Obviamente isso deve ser feito de forma equilibrada diante do enfrentamento econômico decorrente do coronavírus, mas é imprescindível manter o vínculo com os clientes. E no momento de tantas incertezas, a melhor forma de isso ocorrer é por meio do Marketing Digital. Para mostrar o apoio que sua marca tem para com os clientes.

A hora de avançar é agora!

É fato que esse trabalho requer tempo e técnicas que só quem entende pode aplicar. O ideal é que você tenha pessoas especialistas no assunto para executar todas as ações.

Você, empreendedor, precisa continuar na gestão comercial e organizacional para que o plano dê certo. Quando as estratégias começarem a fluir, é necessário que haja alguém para atender as pessoas que entrarem em contato, oferecer o serviço e atuar administrativamente até virar um cliente de fato.

A regra deve ser repetida para que você não desanime: não recue, invista! Mostramos nesse artigo que há uma série de maneiras de se reinventar sem precisar sair de casa! Infelizmente, o momento pede cautela e nós devemos respeitar para que essa pandemia passe o mais rápido possível.

Ah, e mais! Você não precisa necessariamente vender online ou atuar em delivery para colocar tudo isso em prática. Estar presente no mundo digital é reforçar a autoridade da sua marca e ter a certeza de que os investimentos de agora serão refletidos na posição em que você estará no futuro. Pense nisso! E se você ficou com alguma dúvida, basta entrar em contato conosco. Precisa de um direcionamento profissional para suas ações de marketing digital? Saiba mais sobre nossa consultoria online!

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