Quem não quer ter uma empresa de sucesso? Ver seu empreendimento crescer ano a ano, lucrar cada vez mais e tornar-se um negócio sólido?

Ah… se tudo fosse tão fácil assim, não é?! Mas, no mundo do empreendedorismo não há nada fácil e rápido. É necessário ter persistência, determinação e conhecimento! Por isso, preparamos aqui um compilado de 05 dicas de empreendedorismo para o seu negócio, na verdade, 5  erros que você deve evitar para aumentar suas chances de sucesso!

Dica de empreendedorismo nº 1: Planejar a sua empresa

Nós empreendedores, acima de tudo, somos sonhadores, não é?! Pois temos muitas ideias e objetivos que desejamos realizar. Porém, não podemos deixar toda essa empolgação tornar-se algo negativo. Um empreendedor nunca deve iniciar um negócio sem um devido planejamento, pois, isso inviabiliza o crescimento da empresa, a entrada de novos membros em sua equipe e até a captação de recursos financeiros. O recomendado é criar  um Plano de Negócio, pois, é com ele que você terá toda a base para sua empresa prosperar.

O plano de negócios é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Fonte: Sebrae Nacional – 19/07/2019

Dica de empreendedorismo nº 2: Conhecer o seu cliente

Imagine o personagem fictício João José. Ele tem uma ideia ótima e tem certeza que todos os clientes vão querer comprar o seu produto, por isso, ele já começou a preparar tudo o que precisa para iniciar as vendas. Contudo, ele nunca pesquisou nada sobre seus clientes, nem sobre seu produto. Então vem a pergunta: você acha que isso vai dar certo?

Precisamos conhecer os nossos clientes antes de começar a vender os nossos produto ou serviços. Precisamos saber a idade, o gênero, o poder aquisitivo e por aí vai. Só assim poderemos ter mais chances de acertar em cheio.

Dica de empreendedorismo nº 3: Pesquisar a concorrência

Um erro gigantesco é começarmos um negócio todo baseado em palpites. Certa vez, um empreendedor teve uma ideia que considerou visionária, por isso, investiu muito dinheiro para colocar essa ideia em prática.

Contudo, após ter o projeto quase finalizado e perder alguns anos de trabalho, esse empreendedor resolveu fazer uma pesquisa de concorrência, onde descobriu que haviam várias empresas que faziam o mesmo que o projeto dele, sendo todas empresas com mais tempo de mercado e mais ferramentas.

Então, infelizmente o projeto dele morreu antes mesmo de começar. Por isso, não perca o seu tempo, nem o seu dinheiro.

Faça sempre pesquisa de concorrência. Sabia o que seus concorrentes fazem e como você pode se diferenciar deles. Pense nisso: por que o meu cliente vai comprar de mim e não do meu concorrente?

Dica de empreendedorismo nº 4: Ser profissional

Imagine que você tenha todo seu planejamento, conhece o seu mercado e tem o seu capital. Porém, nada disso adianta se você não mostra profissionalismo ao seu cliente.

Você precisa ter sua marca, sua cara, o seu diferencial! Veja marcas como Nike, Coca-cola e Ford. Você de longe já sabe quem são. E você pode começar a trabalhar isso em seu negócio com a sua logomarca e o seu site.

Você precisa no mínimo ter essas duas peças (logomarca e site) feitas por especialistas para que o seu cliente veja profissionalismo e seriedade na sua empresa.

 

Dica de empreendedorismo nº 5: Automatizar tarefas diárias

Muitas vezes um empreendedor começa fazendo tudo: vendas, contabilidade, atendimento e ainda desenvolve o produto ou serviço. Porém, esse tipo de atitude pode tornar-se insustentável em pouco tempo gerando problemas na gestão de caixa e planejamento para investimentos futuros. Então é veemente recomendado o uso de ferramentas informatizadas que possam auxiliar na gestão de processos e gestão financeira, e claro, a contratação de um contador (seja ele interno, terceirizado ou digital).

O caminho necessário para que sua empresa esteja sólida e madura não é curto, por isso, o melhor que se pode fazer é começar da maneira certa, para que os problemas encontrados no trajeto sejam menos impactantes.

Todas essas dicas de empreendedorismo devem ser levadas em consideração. Pense que você está indo para a guerra e cada uma dessas dicas é uma forma nova de se defender ou atacar que você aprende. Quanto mais você souber e implementar, maiores serão as suas chances de sucesso. Lembre-se que para empreender é preciso persistência, determinação e conhecimento.

Referências:

  1. http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD – Consultado em 19/07/2019
  2. http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/quais-os-problemas-mais-comuns-ao-iniciar-um-negocio,9ac2312905e27510VgnVCM1000004c00210aRCRD – Consultado em 19/07/2019

Leave a Reply


*