Hoje vou trazer uma dica rápida que pode diminuir consideravelmente o tempo que o seu site PHP demora para carregar. Com essa dica o seu site ficará mais rápido e eficiente para os seus clientes. Apesar da dica ser simples, primeiro temos que entender a diferença que poucos segundos podem fazer para garantir a permanência de um possível cliente em seu site.

Como, de fato, a velocidade ajuda o meu site?

Há 4 anos o Google lançou uma plataforma chamada “Think with Google” que trás dados relevantes sobre o mundo digital. O intuito dessa plataforma é ajudar as empresas a melhorarem suas performances na internet. Através de vários relatórios informados pelo Google, podemos obter alguns dados importantes:

  1. O tempo de carregamento do site desktop (notebooks e PCs) é levado em consideração no rankeamento do Google desde 2010, porém, a partir de Julho de 2018 a velocidade do seu site mobile (celulares, smartphones e tablets) é um fator crucial no rankeamento também . Com isso, vemos que: um site mais rápido ajuda a melhorar sua posição no Google.

  2. Uma ótima ferramenta que o Google oferece (“Test My Site”) nos possibilita simular alguns cenários. Veja o seguinte exemplo: imagine uma loja virtual que tem o tempo de carregamento de 3 segundos e tem o faturamento diário de R$ 70.000,00. Nesse cenários, essa loja pode aumentar o seu faturamento anual em cerca de R$ 970.000,00 apenas diminuindo 1 segundo no tempo de carregamento!
  3. O Google considera páginas com mais de 2,5 segundos de tempo de carregamento como “lentas”, isso somado a uma pesquisa feita pela “Kissmetrics” que informa que sites que demoram mais de 3 segundos para carregar podem ter 40% de perda dos internautas, nos mostra a importância de cada segundo em uma página na internet.

Quando uma página está lenta, os usuários tem uma tendência em abandonar a navegação. Graças as melhoras de velocidade, nós observamos uma redução de 20% da taxa de abandono para navegações iniciadas nas buscas.
Fonte: Genqing Wu and Doantam Phan – Google – 04/04/2019

Como deixar o seu site PHP mais rápido

Aqui em nosso blog já listamos algumas dicas gerais de como melhorar a velocidade do seu site. Hoje eu venho com uma dica direta para você, leitor do nosso blog, saber como deixar um site PHP mais rápido. Mesmo que você não seja programador, você pode requisitar ao responsável pelo seu site isso. Então, se o seu site é em PHP, então essa dica é para você.

Hoje, o PHP está em cerca de 79% dos sites da internet, porém, como toda ferramenta o PHP possui várias versões que ao longo do tempo vão melhorando e implementando novas funcionalidades.

A versão mais utilizada do PHP é a 5.x que está em 59.6% de dos sites que utilizam PHP, mas há 4 anos (sim, muito tempo não é?) já temos uma nova versão (a 7.x) que nos trouxe melhorias imensas em performance (daremos exemplos mais a frente).

Apesar disso, qual o motivo de muitos ficarem nas versões antigas? Existem vários motivos, porém no caso dos empreendedores que tem um site em PHP e estão preocupados em tocar o seu negócio, é simples: a falta de informação.  Por isso olhem com frequência o nosso blog, sigam nossas redes sociais, pois nesses canais que postamos informações todo mês para ajudá-lo a ter os melhores resultados no mundo digital.

Mude para a versão 7.x do PHP

Agora, vamos ver o quanto a simples mudança de versão do PHP pode nos ajudar? Os dados abaixo são baseados em um estudo real, onde pegamos um site que tinha a versão 5.6 do PHP e atualizamos para a versão 7.3, assim, conseguimos comparar a velocidade do site rodando ambas as versões.

Versão 5.6 do PHP: carregamento em 4,51 segundos

Versão 7.3 do PHP: carregamento em 2,31 segundos

Trocando a versão do PHP ganhamos 2,20 segundos! O mais importante é que vocês agora entendem o que muitos não compreendem. Para alguns 2 segundos não são nada, mas, para nós, 2 segundos são milhares de reais! Não é?

Para realizar esse tipo de atualização você precisa de um programador PHP, aqui na Blackhauz somos especialistas em PHP e estamos à disposição para atendê-lo. Nos mande uma mensagem caso precise atualizar o seu site.

Até a próxima 😉

 

Referências e créditos:

  1. https://webmasters.googleblog.com/2019/04/user-experience-improvements-with-page.html – Consultado em 27/09/2019
  2. https://pixabay.com/pt/users/alan9187-2347/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=534120 – Crédito a imagem

Leave a Reply


*