Como posicionar a sua empresa através do marketing industrial

O marketing é uma das ferramentas mais eficientes para as empresas que desejam atingir seu público de forma efetiva e obter resultados reais em sua atuação no mercado.

Grande parte das empresas que atuam no mercado presta serviços para outras empresas, o que é chamado de B2B (business-to-business). Empresas do mercado B2B, como uma distribuidora de elevadores residenciais, por exemplo, também necessitam de um marketing eficiente para os seus negócios, mais especificamente o marketing industrial. 

Neste post iremos falar sobre o que é o marketing industrial e quais estratégias de marketing industrial é preciso aderir para posicionar a sua empresa adequadamente neste mercado. Acompanhe.

O que é marketing industrial?

Sabemos que o marketing é voltado para promoção, atração e retenção de clientes. Com isso, podemos definir o marketing industrial da mesma forma, porém com estratégias específicas voltadas para outras empresas.

Uma empresa de estruturas metálicas, por exemplo, que atende empresas com a necessidade do descarte adequado de dispositivos eletrônicos inutilizados, promove suas estratégias para conseguir manter relações duradouras e sólidas com estas empresas, criando possibilidades a longo prazo de grandes negócios.

Diferente do mercado B2C (business-to-consumer) que são empresas que vendem para o consumidor final, as empresas B2B precisam muito mais do que atingir seu público e seduzí-lo, mas também garantir negócios seguros e lucrativos.

Em suma, é por meio do marketing industrial que as empresas conseguem convencer outras empresas que é vantajoso realizar parcerias de negócios.

Como utilizar o marketing industrial para posicionar a sua empresa?

Empresas do ramo industrial que desejam implementar o marketing industrial em suas estratégias para se manter posicionada no mercado, devem seguir alguns passos básicos, como:

  1. Análise mercado: a análise de mercado é o primeiro passo para a criação de estratégias de marketing. Saber como outras empresas e seus parceiros atuam é importante para criar suas próprias estratégias;
  2. Identificar seu público: uma fabricante de purgador de vapor, por exemplo, sabe que seu público são empresas industriais que tem uma política sustentável. E isso só pode ser descoberto por meio de uma análise de mercado eficiente;
  3. Identifique a persona: a persona do público é a representação do cliente ideal de uma empresa. No caso do mercado B2B, são identificados dados como atuação da empresa, tempo de mercado, localização, entre outros detalhes;
  4. Esteja presente nas redes sociais: as redes sociais seguem sendo ferramentas essenciais para um marketing efetivo. O mundo digital está cada vez mais ganhando seu espaço no mercado e atualmente se tornou indispensável;

A criação de conteúdo,anúncios, entre outros, são capazes de trazer excelentes resultados;

  1. Utilize softwares de automação de marketing: os softwares de automação de marketing são indispensáveis na criação de estratégias de marketing para as empresas industriais. Estes softwares permitem a geração de dados pontuais para tomadas de decisões e o controle total das estratégias elaboradas.

Gostou das nossas dicas sobre como posicionar sua empresa com o marketing industrial? Então, compartilhe o conteúdo nas redes sociais e continue acompanhando nossos posts.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Leave a Reply


*