Seja uma empresa fabricante de vidros para ônibus, ou uma rede de fast food, se destacar da concorrência para ter sucesso nem sempre é uma tarefa fácil. 

Entre as principais bases de uma empresa para conseguir se destacar no mercado é a comunicação com o seu cliente. Para se comunicar com o público-alvo é indispensável utilizar os canais de comunicação adequados, conforme a estratégia adotada para atingir os resultados desejados.

Neste texto iremos falar sobre alguns canais de comunicação existentes no mercado e como definir os mais adequados para o seu negócio. Fique conosco.

Canais de comunicação digitais 

Os canais de comunicação digitais estão cada vez mais em alta e se torna imprescindível que para alcançar o sucesso, as empresas se adaptem a esse tipo de comunicação. Há diversos formatos disponíveis no mercado para se adequar às mais variadas estratégias.

  • E-mail: o e-mail está entre os canais de comunicação digitais mais antigos e não perde sua importância no mercado. O e-mail é um canal de comunicação muito eficiente para estratégias de marketing, como o e-mail marketing;
  • Whatsapp: os aplicativos de mensagens instantâneas vieram para ficar e o Whatsapp está entre os mais utilizados. Por meio dele, uma empresa de instalação elétrica industrial, por exemplo, pode estabelecer uma relação mais próxima e com seu cliente, utilizando-o como canal de atendimento;
  • Redes sociais: as redes sociais são uma das ferramentas mais utilizadas para comunicação com o cliente no marketing digital. Por meio das redes sociais, tanto o cliente consegue ter voz, quanto a empresa consegue destacar a sua marca;
  • Chatbots: os chatbots são uma das inovações tecnológicas que vem ganhando espaço nas empresas. Por meio do chatbot é possível captar leads por meio de cadastro ou até mesmo realizar atendimento automático;

Canais de comunicação off-line

Vamos conhecer alguns dos canais de comunicação off-line, pois mesmo com as inovações tecnológicas para atendimento on-line, alguns canais off-line funcionam melhor para determinadas estratégias.

  • Telefone: o telefone ainda é um meio de comunicação com o cliente muito eficiente e que não perde seu espaço. Não à toa, empresas muito bem estabelecidas no mercado tem sua central de atendimento por telefone;
  • SMS: as mensagens de texto podem trazer excelentes resultados para uma empresa, sobretudo por ser um canal mensurável. O SMS pode transformar taxas de conversão, além de manter um relacionamento contínuo entre empresa e cliente;
  • Encarte: este meio de comunicação é muito comum em supermercados. A distribuição de encartes também traz eficiência para ações de divulgação de uma empresa.

Como definir os canais de comunicação mais adequados?

Agora que já falamos sobre alguns dos principais canais de comunicação digitais e off-line, como saber qual é a melhor opção para a sua empresa?

Uma empresa de destinação de resíduos por exemplo, que atende outras empresas e deseja implementar canais de comunicação mais eficientes em suas estratégias deve antes de tudo traçar o perfil do seu público e partir daí entender qual canal de comunicação é mais adequado.

Se uma empresa, por exemplo, atua em um nicho de mercado com público mais jovem, o ideal é utilizar canais digitais, mas se sua visão de mercado for mais tradicional e abrangente, é preciso também utilizar mídias off-line.

É claro que a decisão deve partir de uma série de pontos a serem analisados, mas em suma, o comportamento e perfil do público-alvo será um fator decisivo.

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Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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