Como a crise reforça a transformação digital

Em tempos de crise como o que estamos vivendo atualmente, a transformação digital se torna cada vez mais importante e indispensável, sobretudo para o mercado.

Isso porque, as ferramentas on-line tornam a rotina de qualquer empresa muito mais eficiente, seja ela uma distribuidora de elevadores residenciais ou uma loja de produtos cosméticos.

O mundo pandêmico, entre muitas outras coisas, mostrou que a transformação digital é mais do que necessária. Neste texto iremos falar sobre o que é exatamente a transformação digital e como o momento atual tem reforçado a sua necessidade. Fique conosco.

O que é transformação digital?

A transformação digital é o processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar seu desempenho no mercado.

Uma empresa de estruturas metálicas, por exemplo, utiliza a tecnologia para:

  • Aumentar seu alcance;
  • Obter melhores resultados nos mais diversos aspectos;
  • Tornar seus processos ainda mais eficientes.

Desta forma, a tecnologia desempenha um papel essencial na rotina da empresa.

Mesmo que a maioria das empresas utilizem a tecnologia em seus processos, dos mais superficiais aos mais complexos, nem todas as empresas aderiram à transformação digital. Isso porque, a transformação digital é um processo mais amplo, pois modifica as estruturas de uma companhia, estando presente não apenas em pequenos detalhes, mas cumprindo um papel estratégico central.

Em um momento pandêmico como o que estamos vivendo, a necessidade da transformação digital tornou-se ainda mais incontestável, trazendo um grande impacto não apenas para o mercado, mas também para a sociedade.

A transformação digital em tempos de crise

É fato que em tempos de crise como o que estamos vivendo, muitas empresas, dos mais diversos setores, se viram obrigadas a desacelerar. Muitas tiveram uma queda drástica em sua demanda, outras foram inclusive obrigadas a baixar suas portas.

Com isso, a transformação digital tornou-se fundamental para apresentar soluções eficazes para que as empresas possam continuar atuando no mercado de alguma forma e é o que vem acontecendo. 

Por meio da transformação digital, uma empresa fabricante de purgador de vapor, por exemplo, não apenas consegue implementar processos automatizados e controlados a distância, algo que é fundamental neste momento, como também consegue se conectar mais facilmente com empresas e fornecedores em qualquer lugar do mundo.

Por meio da digitalização dos processos, as empresas encontram meios eficientes de atingir o seu consumidor, uma vez que o necessário isolamento também afetou a forma como consumimos.

O fato é que o momento atual de crise fez com que as empresas tivessem que obrigatoriamente se adaptar para conseguir sobreviver no mercado e conseguir extrair os melhores resultados, mesmo com as adversidades.

Há diversas tendências que fazem parte da transformação digital e que são fundamentais para que as empresas possam transformar suas estruturas e tornar seus processos digitalizados e eficientes, entre eles podemos citar:

  • Big Data;
  • Data-driven marketing;
  • Internet das coisas;
  • Realidade virtual aumentada;
  • Inteligência Artificial;
  • Machine Learning;
  • Business Intelligence;
  • Automação de marketing.

 

E então, gostou do nosso post sobre como a crise reforça a necessidade da transformação digital? Compartilhe o post nas redes sociais e continue acompanhando nosso conteúdo.

 

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Leave a Reply


*