Marketing Digital sem dados, é como dirigir com os olhos fechados

Marketing Digital, qual estratégia você usa: Dinâmica ou Arcaica?

Descubra a melhor estratégia digital para a sua empresa.

Quando falamos de Marketing Digital, é fundamental trabalhar com dados, pois esses dados vão ser uma espécie de porta-voz dos clientes, portanto, analisar a presença digital do seu negócio periodicamente é o primeiro passo.

“Uma decisão que não contempla a satisfação do cliente, tem tudo para ser equivocada.” – Philip Kotler

Para Kotler, valorizar os clientes é, por si só, uma verdadeira estratégia de marketing. A Apple, por exemplo, deixa uma cadeira vazia nas reuniões de diretores. Ela representa, simbolicamente, o consumidor. Pergunte a um applemaníaco sobre os pontos positivos da empresa. Ele provavelmente vai falar do cuidado da empresa em ser uma amiga dos clientes.

Pensando nisso, e inspirado no livro “Toyota a Fórmula da Inovação”, de Matthew E. May, que li algum tempo atrás, percebi que o conceito que diferencia o pensamento dinâmico do arcaico me ajudou na criação da filosofia da BlackHauz que dividimos em:

  • Design Bonito: É unir criatividade, usabilidade, sensibilidade e as melhores práticas web para obter o aumento de acessos, cliques e vendas para seu projeto, sem deixar a beleza de lado.
  • Tecnologia Eficiente: É usar com perfeição as inovações e ferramentas que melhor se encaixam com as necessidades do seu projeto, para imprimir o mais alto padrão de qualidade, gerando lucros e resultados.
  • Solução Elegante: Una inteligência, sutileza, economia e qualidade, e eis que surge a elegância. Uma solução elegante é aquela que o efeito desejado é atingido com a menor quantidade de gastos.

Dan Zarrella, Cientista das Mídias Sociais, HubSpot diz, “Marketing Digital sem dados, é como dirigir com os olhos fechados”

E você, sabe qual tipo de estratégia de Marketing Digital você utiliza: dinâmica ou arcaica?

Antes de você responder à pergunta acima, vejamos a diferença entre o pensamento arcaico e dinâmico. Vamos lá, pensamento arcaico é o pensamento automático. É um reflexo e não uma reflexão. São pensamentos prontos, muito difundidos, principalmente quando falamos de Marketing Digital. Temos muitos exemplos deste tipo de pensamento. Quantas vezes eu perguntei ao cliente se ele analisava a presença digital e ele respondia “sempre faço isso”. Daí, quando eu apresentava os relatórios de dados do Google Analytics, ele se assustava.

Esse choque de realidade é necessário em algumas situações para a empresa entender que seu pensamento está estagnado, automático ou que ele está tendo um pensamento preestabelecido e ligado ao passado.

Empresas com pensamento arcaico costumam fazer o que “acham melhor ou tomam decisões com base no gosto pessoal”, invés de fazer uma análise dos dados e tomar as decisões com base neles. Já as empresas com pensamento dinâmico contemplam 6 pontos do universo digital básicos. Vejamos quais são estes pontos:

  1. Performance: Uma navegação rápida e eficiente garante uma experiência fluida e fácil, capaz de converter mais cliques em lucratividade.
  2. Usabilidade: O design do seu site interfere diretamente na experiência do usuário. Um ambiente inteligente transmite credibilidade e confiança.
  3. SEO: A utilização de termos e palavras-chave precisos possibilita que um número maior de potenciais clientes encontre a sua empresa.
  4. Blog e rankeamento no Google: Um bom conteúdo leva a um bom posicionamento nos resultados das buscas; aumentando a visibilidade do seu negócio e o diferenciando da concorrência.
  5. Responsividade: Estar adaptado a qualquer tela (seja ela smartphone, tablet ou notebook), sistema operacional e navegador, deixa o seu website ainda mais acessível.
  6. Redes Sociais: O engajamento e a influência em ambientes como Facebook, Twitter e Google+ aproxima ainda mais marcas e clientes.

Então, convido você a refletir sobre o seu pensamento atual.

Como está o seu pensamento sobre marketing digital? Está analisando a presença digital da sua empresa na internet? Tem um site fácil de se navegar e responsivo? Está se preparando para a nova fase dos negócios digitais, buscando ferramentas que te instigam e que podem te ajudar a sair da crise mais rápido do que aqueles que cultuam o pensamento arcaico?

A BlackHauz é uma agência web que tem um pensamento dinâmico. Mas você deve se perguntar: por que devo trabalhar o marketing digital na minha empresa? Essa resposta é simples: Hoje, com o avanço do uso da internet, tal recurso tornou-se imprescindível para as empresas de todos os segmentos se desenvolverem. Para que você e seu negócio não fiquem para trás, é preciso trabalhar novas estratégias (um pensamento dinâmico).

Está em busca de um parceiro com pensamento dinâmico?! Entre em contato e conheça nossas Soluções Elegantes e vamos juntos fazer seu negócio crescer!

 

E você? Tem alguma dica de como fazer simplificar a vida e os negócios?
Deixe seu comentário abaixo!

 

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