90% dos 66 milhões de internautas no Brasil pesquisam de forma recorrente sobre produtos, serviços e informações em geral. Quer mais motivos?!
Então vamos lá! Os compradores, internautas ou futuros clientes de hoje querem explorar e pensar sobre como os produtos podem melhorar suas vidas. Eles buscam e pesquisam para ter ideias de suas necessidades e são motivados a se conectar com outras pessoas e enriquecer os relacionamentos conforme aprendem um com a experiência do outro. O consumidor atual se comporta de maneira diferente com relação à compra, pesquisando produtos na Web antes de adquiri-los. Então, as estratégias de marketing também devem evoluir.
O processo de atender às necessidades desses compradores começa no “Momento Zero da Verdade” (Você sabe qual é este momento? Calma! Veremos qual é este momento ainda neste post).
Continuando… As buscas já estão integradas totalmente a nossa sociedade, isso é fato. A popularização da internet e os avanços tecnológicos potencializaram um comportamento característico do ser humano, que é o comportamento de busca.
“Quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na Internet’. E assim eles embarcam em uma jornada de descobertas: sobre um produto, um serviço, um problema, uma oportunidade. Hoje você não está atrás de seus concorrentes. Você não está atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor.”
Rishad Tobaccowala – Executivo principal de estratégia e inovação, VivaKi
O homem tem como característica ser um indivíduo social, isto é, tende a se relacionar com outras pessoas e criar laços sociais. Dessa forma, o homem desde os primórdios tem na busca um comportamento intuitivo de sobrevivência. Hoje, conseguimos obter informações em poucos segundos. Realidade totalmente diferente há pouco mais de 17 anos, quando a internet não era tão “rápida”, os computadores não eram tão acessíveis, e os mecanismos de busca não eram tão eficientes. A busca por informação começava a se tornar algo mais prático, porém, somente com a chegada da internet banda larga anos mais tarde e a eficiência dos algoritmos do Google, foi possível uma popularização do serviço de busca.
Lá vem o causo… Alguns meses atrás me hospedei em um hotel razoavelmente grande na cidade de Maringá. Ao passear pela cidade vi um cartaz, daqueles lambe-lambe sabe? E dizia: “Onde a dor não tem razão – Paulinho da Viola em única apresentação no Teatro Calil Haddad.” Agora, por acaso, eu gosto de Paulinho da Viola. Assim, essa era uma situação clássica de marketing: O estímulo é o cartaz — “Onde a dor não tem razão”— e minha resposta é obviamente ir ao Teatro Calil Haddad às oito, comprar uma entrada e assistir ao show.
Mas não foi o que eu fiz.
Em vez disso, fui para o meu quarto de hotel, abri meu notebook e comecei a pesquisar, isso mesmo, fazer uma busca na internet! Como eu queria saber, “quais são os músicos que estão tocando com ele? Qual é o repertório deste show? Quanto custa? Como é o Teatro Calil Haddad?” E quando eu terminei, aí sim, tomei minha decisão.
Por que estou lhe contando isso?
Porque aquele breve momento, é o que está mudando as regras do marketing. É um novo momento de tomada de decisão que ocorre centenas de milhões de vezes por dia em smartphones, notebooks e dispositivos conectados na internet. É um momento em que o marketing acontece, em que as informações acontecem e onde os consumidores fazem as opções que afetam o sucesso ou o fracasso de praticamente toda marca do mundo. O Google, chamou de “Momento Zero da Verdade”, ou simplesmente ZMOT.
Ao contrário do que acontecia há alguns anos, quando existia essa dificuldade para obter informações, hoje a realidade é bem diferente, ou seja, o desafio não está em encontrar informações, uma vez que existe um número grandioso de conteúdo na web. O desafio é encontrar um conteúdo que seja de fato útil e relevante. Mas hoje em dia, ao buscar um produto ou serviço na internet, você vai ter uma infinidade de resultados. O paradoxo da escolha diz respeito exatamente a essa realidade, isto é, quanto maior a quantidade de opções, mais difícil será o processo de escolha. Ou seja, a internet hoje nos permite encontrar uma infinidade de conteúdos, no entanto, se não existir um filtro, o processo de escolha será extremamente complexo. E é exatamente neste momento que entra em cena: Google e SEO.
O Google é o sistema de buscas mais utilizado no mundo, pois foi o primeiro a organizar a informação mundial armazenada na internet e torná-la universalmente acessível e útil.
SEO significa: Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página para ser melhor compreendida pelas ferramentas de buscas (Vulgo o Google). A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca (Vulgo o Google). Por exemplo, ao pesquisar no Google por “BlackHauz”, o primeiro resultado é este site. Faça o teste!
Agora eu tenho um desafio para você!
Nos próximos dias, preste atenção em suas próprias decisões de compra e pesquisa. Como você faz essas escolhas? Aposto que você ficará surpreso com a frequência com que se encontrará no ZMOT. Enquanto estiver lá, pense sobre como seus próprios clientes estarão procurando sua empresa da mesma maneira e vai entender o quanto é importante investir em SEO e conteúdo relevante para seu site. Estar posicionado de forma estratégica nos principais buscadores da web (Vulgo o Google) faz toda a diferença para o sucesso de qualquer empresa. As técnicas de SEO resultam em grandes diferenciais competitivos, tais como: maior presença da sua empresa na internet, fixação da marca como referência e aumento das vendas, já que os clientes em potencial se baseiam nos resultados orgânicos dos sites de pesquisa.
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E você? Tem alguma dica de por que investir em SEO é tão importante? Deixe seu comentário abaixo!