O futuro do marketing: três aprendizados do Marketing Digital

O futuro do marketing três aprendizados do Marketing Digital

Três aprendizados para sua empresa começar bem no Marketing Digital

Fenômeno não tão recente, o marketing digital transformou-se em uma importante ferramenta para criar engajamento e atrair consumidores. Entretanto, criar fan pages no facebook para a empresa não é suficiente para obter bons resultados. O Google apresentou uma pesquisa inédita feita com mais de 1011 pessoas das classes ABC, em todo o país, na qual revela que  dos 125 MILHÕES de usuários de smartphone no Brasil, só 20% já estão decididos sobre a marca ou produto ao procurar informações online sobre produtos e serviços que desejam adquirir.

Além disso, os consumidores contam cada vez mais com o mobile para ajudar na tomada de decisão (se você não conhece o ZMOT: Conquistando o momento zero da verdade - Ps.: Vale a pena ler!!!).  De volta à pesquisa do Google: a maioria (96%) pesquisa online para decidir em qual loja vai comprar.  O processo de compra começa muito antes da ida ao espaço físico. E 93% checam se podem comprar algo online, para não precisarem ir à uma loja física. Isso significa que conectar o marketing digital ao mundo físico é mais importante do que nunca. Porque, para os consumidores, não existe uma “divisão” entre os canais. O seu cliente “é” o canal, hoje,  enquanto se alterna ao longo de vários contextos e superfícies, antes, durante e depois de uma visita à sua localização física.

Justamente por isso, esse cliente multicanal quer experiências personalizadas ao longo dos diferentes canais. Portanto, trabalhar com visões e experiências separadas para seus clientes, uma online e outra offline, significa decepcioná-lo e vários desses momentos da intenção de compra e de tomada de decisão, ou seja, vai decipionar seu cliente no momento mais importante, o ZMOT.

Três exemplo de momento zero da verdade:

  1. Uma mãe ocupada em uma minivan, procurando o presente de dias dos namorados para o marido no celular enquanto espera para pegar seu filho na escola.
  2. Um gerente de escritório em sua mesa, comparando preços de impressoras a laser e custos de cartuchos de tinta antes de ir até a loja de materiais de escritório.
  3. Um estudante em um café, procurando em vários sites o novo livro da série Harry Potter e A Criança Amaldiçoada, de J.K. Rowling.

Portanto, é preciso ter em mente que uma boa ação nesse meio depende, principalmente, da implantação de três passos básicos. A BlackHauz mostra como é possível aproveitá-las para turbinar qualquer negócio:

Aprendizado do Marketing Digital #01: Posicionamento e foco

É importantíssimo deixar uma marca registrada no mundo web, seja um slogan, um logotipo ou até mesmo um vídeo que passe os valores da empresa. Para isso, é preciso conhecer seu público-alvo, descobrir a forma como ele se relaciona com a marca na internet e quais ações são feitas pelos principais concorrentes. Depois, é hora de pensar no objetivo a ser atingido com as campanhas e definir a melhor forma de passar a mensagem. Quanto mais ela estiver ligada aos usuários, mais fácil será obter reconhecimento.

Aprendizado do Marketing Digital #02: Promoção e Conteúdo Relevante (Diferenciação)

Aqui reside a estratégia central de marketing digital. A promoção refere-se aos meios escolhidos para se comunicar com o público-alvo e o conteúdo refere-se ao Inbound Marketing, que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro. Pro isso, é imprescindível estar presente em vários canais onde o cliente esteja familiarizado com o ambiente. O usuário do Facebook não é o mesmo do Twitter, e por aí vai. Assim, a empresa consegue fazer vários anúncios sem cansar o usuário. Caso contrário, ao ficar dependente de um único meio, corre-se o risco de esgotar a paciência dos consumidores.

Aprendizado do Marketing Digital #03: Processo e tecnologia

O processo refere-se ao caminho que a campanha possui, desde a criação até a divulgação. Aqui é necessário definir o que pode ser automatizado para gerar economia de tempo e dinheiro. Muitas soluções automatizam a coleta de informações para a criação, outras permitem uma divulgação mais eficaz. O importante é ver quais automatizações trarão benefícios de fato para a companhia.

“A chave para o marketing de sucesso é: Posicionamento, Foco e Diferenciação.” – Philip Kother

Conclusão

O Marketing Digital tem muito potencial para trazer novas oportunidades de negócio para as empresas. Mas, antes de colocar as ações em prática, é preciso identificar o que é preciso para desenvolver uma estratégia eficaz. Se você pensa em adotar ou já está adotando o Marketing Digital para o seu negócio, tenha a certeza de que sua empresa tem o conhecimento, a tecnologia, o tempo e a paciência necessários para fazer essa estratégia rodar. Se você puder agregar todos esses elementos antes de planejar suas ações, provavelmente atingirá os resultados que sua empresa precisa.

 

Está em busca de um parceiro para desenvolver suas ações de Marketing Digital?! Entre em contato e conheça nossas Soluções Elegantes e vamos juntos fazer seu negócio crescer!

E você? Tem alguma dica sobre Marketing Digital? Deixe seu comentário abaixo!

Consultoria de Marketing Digital

 

Web Hosting

 

Fique Atualizado sobre as novidades de Marketing Digital

Insira aqui o seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!

* Preenchimento Obrigatório!



About carvalhoneto

Ideias muitas ideias!!! rsrsrs... Formado em Propaganda e Marketing, especialização em Marketing Digital e Diretor de Arte 10 anos em agências de SP. Precisa de um Design Bonito ou uma Solução Elegante? Envie um sinal de fumaça! :)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


*