O Dicionário do Marketing Digital

By 29 de março de 2017 Solução Elegante No Comments
O Dicionário do Marketing Digital

No post de hoje “O Dicionário do Marketing Digital” eu faço alusão a um conto bem conhecido da nossa literatura: O Homem que sabia Javanês…

….Ou como gosto de dizer “O homem que sabia internetês” rsrsrsrs…

Lançado em 1911, “O Homem que sabia Javanês”, de Lima Barreto fantasiava algo que iria acontecer mais de um século depois. A língua inexistente, o javanês, é o nosso internetês de hoje em dia. Mas, me conte: a sua empresa sabe falar o internetês? Se você já acompanha nosso blog há algum tempo, já se deparou com termos como “Lead”, “SEO”, “MySQL” e “Inbound Marketing”, não é? Estes são alguns dos termos e conceitos dentro do Marketing Digital que são substanciais para a compreensão e criação de estratégias digitais eficazes. Então… pensando nisso, preparamos um glossário ou se preferir um “Dicionário do Marketing Digital”. Tenha ele como um “guia de cabeceira” para você consultar sempre que tiver dúvidas sobre um ou outro termo do mundo do Marketing Digital.

Dicionário do Marketing Digital

A

Alinhamento Marketing-Vendas

É um termo usado no funil de vendas que representa a união entre os times de marketing e vendas no momento em que o primeiro passa oportunidades de vendas para o segundo (veja a definição de MQL). Para que esse processo corra bem, é preciso definir quais são as responsabilidades e entregas de cada time (que será acordado no SLA), assim como estabelecer feedbacks constantes para otimizações.

Acesso

Acesso é entrar num web site ou entrar na própria Internet através de uma conexão.

Automação de Marketing

Mecanismo que permite a execução de ações de Marketing Digital de maneira automatizada, com foco em agilidade e resultados acelerados. Em geral o termo é mais utilizado no contexto de disparo de emails a partir de um comportamento específico do usuário, mas ele vai além isso.

AJAX

Ajax (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript and XML, em português “Javascript Assíncrono e XML”) é o uso metodológico de tecnologias como Javascript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações.

ASP

ASP é o acróstico para – Active Server Pages ( Páginas Ativas de Servidor.) A tecnologia ASP foi criada pela Microsoft e tem como objetivo principal criar aplicações web dinâmicas e interativas usando um ambiente de programação de scripts que roda do lado do servidor.

Adwords

Google Adwords é um sistema no qual os anunciantes inserem os anúncios que desejam ver publicados nos resultados de busca do Google e também na rede de parceiros do Google Adsense. Para a publicação o anunciante pagará um valor por clique que varia de acordo com a concorrência pela palavra-chave escolhida.

Analytics

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas deste site.

API

Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação, em português. API é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro, permitindo que algumas funcionalidades sejam integradas.

AIDA

É uma sigla que abrevia as etapas Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A AIDA é basicamente um modelo baseado no comportamento humano que descreve uma lista comum de eventos que talvez ocorra quando um consumidor se engaja em algo. O objetivo aqui é geralmente aumentar a taxa de conversão através da análise das ações do usuário.

Autoridade de página

É autoridade ou importância que uma página possui dentro do algoritmo do Google. Para que a sua página cresça em autoridade, muitos fatores são levados em consideração, mas o principal deles é a quantidade de vezes que a sua página é linkada por outras páginas (de autoridade).

Autoridade do site

Autoridade do domínio ou autoridade do site é o global! Aqui o conjunto ajuda a fazer o todo. Assim como a autoridade de página, a quantidade de links externos que apontam para o seu site são os principais responsáveis por fazer a sua página ter um bom rank.


B

B2B

Significa business-to-business, em outras palavras, o comércio entre duas empresas através da Internet.

BMP

BMP é uma extensão de arquivos de imagem, também conhecida como bitmap.

Boca ou Fundo de Funil (BoFu)

Estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente, mais preparado para a compra. Essa é a hora de fechar negócio e dar um último tiro certeiro. Os conteúdos de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.

BlackHat

Black Hat é um termo utilizado na internet para se referir as técnicas que visam atingir um objetivo de forma não ética. No mundo SEO, Black Hat se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipular as principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes, geralmente, conteúdo diferente do proposto.

 


C

Cookie

Um cookie é um pequeno pacote de dados enviados de um website para o navegador do usuário quando o usuário visita o site. Cada vez que o usuário visita o site novamente, o navegador envia o cookie de volta para o servidor para notificar atividades prévias do usuário. Os cookies foram designados para ser um mecanismo prático para que sites se lembrem de informações da atividade do usuário, itens adicionados no carrinho de compras em uma loja online, links que foram clicados anteriormente, entre outros.

Caches de navegação

Os Caches de navegação são guardados por cada navegador de usuário quando o usuário visita o site. Neste caso o seu navegador por exemplo “Google Chrome” guarda propositalmente as imagens da página web, site ou loja virtual para ter um carregamento mais rápido e eficiente. Basicamente, o termo cache pode ser compreendido como uma área de armazenamento onde dados frequentemente utilizados são guardados para um acesso futuro mais rápido.

CakePHP

CakePHP é um framework escrito em PHP que tem como principais objetivos oferecer uma estrutura que possibilite aos programadores de PHP de todos os níveis desenvolverem aplicações robustas rapidamente, sem perder flexibilidade.

CSS

Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem de folhas de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos na linguagem de marcação HTML. Sua principal característica é fornecer uma aparência agradável para o site. Ou seja, o CSS determina qual o tamanho do título da sua página, qual a fonte, qual a cor da fonte entre outras coisitas mais.

Call to Action

Em termos de marketing, call to action (CTA), que significa a “chamada para ação”. Geralmente são links de uma página que levam os usuários a realizar ações, com o principal objetivo de direcioná-los para uma landing page. Normalmente esses links são representados por hiperlinks ou imagens.

CRM

Plataformas de CRM (Customer Relationship Management – gerenciamento de relacionamento com clientes) são softwares que oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes e potenciais clientes.

CAC

Custo de Aquisição de Cliente. Métrica usada para identificar o gasto para conquistar cada novo cliente e serve para definir o orçamento e as ações de marketing.

Conversão de Leads

Fase na qual o visitante realiza uma ação direcionada pela empresa, com foco em gerar novos Leads. Exemplo de conversão: preencher um formulário online.

CTR

É a sigla para Click through Rate ou Taxa de Cliques, é o número de cliques dividido pelo número de visualizações de um anúncio exibido. Bem parecida com a Taxa de conversão, quanto maior o seu CTR, melhor!


 

D

Domínio

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na Internet. O domínio é a base de toda a sua identificação profissional na Internet. É o “nome” do seu site e dos seus e-mails. Ele é composto por um nome e uma extensão, exemplo: nomedaempresa.com.br – Nome: nomedaempresa – Extensão: .com.br

DNS

DNS ( Domain Name Server ) é um tradutor de domínios para endereços IP. Por exemplo: se você digitar 172.217.29.195 na barra de endereços do seu navegador, você abrirá a página do google, mas a mesma página pode ser aberta digitando google.com.br. Gravar os endereços é muito mais fácil que gravar o IP dos sites, por isto o DNS existe: para que você consiga digitar o domínio (ou url) e ser encaminhado para o endereço de website correto.

 


 

F

Fan Page

Fanpage ou Página de fãs é uma página específica dentro do Facebook direcionada para empresas, marcas ou produtos, associações, sindicatos, autônomos, ou seja, qualquer organização com ou sem fins lucrativos que desejem interagir com os seus clientes no Facebook.

Faceboob ADs

Facebook Ads são anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma. Ademais, o Facebook possui diversas ferramentas para te auxiliar na criação de campanhas mais eficazes e nesse post vou mostrar como usar algumas dessas ferramentas do Facebook Ads.

Front-End e Back-End

O Front-End lida com a interface de interação com o usuário, que pode ser um site, um aplicativo para celular, por exemplo. Já o Backend  é a parte do sistema responsável pela regra de negócios. Cuida da inteligência da aplicação e do processamento dos dados que são exibidos na interface (frontend).

 


G

GIF

Gif é um formato ou extensão de imagens muito utilizada em desenhos e pequenas animações.


 

H

Hospedagem de Site

Hospedagem de site é o serviço de armazenamento de um site e disponibilização constante do mesmo na internet, ou seja, o serviço de hospedagem possibilitará que seu site seja visualizado 24h por dia em todo o mundo.

Homepage

Homepage é a primeira página de um site, ou seja a página de entrada.

HTML

HTML ( Hyper Text Markup Language ) é a linguagem para a criação e visualização das páginas de Internet.

HTML 5

HTML ( Hyper Text Markup Language ) é a linguagem para a criação e visualização das páginas de Internet. Ela traz novas funções como as tags <video>, <audio> e elemento <canvas> e será o novo padrão para HTML, XHTML e HTML DOM.

HTTP

HTTP ( Hyper Text Transfer Protocol ) é a protocolo usado para a transferência de dados na internet.


I

Inbound Marketing

Inbound Marketing, ou o que muitos conhecem como o “novo marketing”, é uma metodologia e uma forma de pensar e fazer negócios relativamente recente. Seu foco principal, em contraste com o “Outbound Marketing” ou o “velho marketing”, é no desenvolvimento da jornada de compra de um potencial cliente, desde a sua atração até a retenção, respeitando, construindo e entendendo o momento ideal para fechar negócio. O Inbound Marketing pensa no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva. Em vez de “empurrar” um serviço/produto, o objetivo principal é criar valor para o seu negócio. Por isso, muitos o chamam também de marketing de atração.

Inbound Sales

Processo de vendas para Leads gerados por ações de Inbound Marketing. Nesse contexto, o vendedor tem conhecimento do perfil e das ações realizadas pelo Lead (quais conteúdos consumiu, quais são o seus interesses) e faz uma venda consultiva, e não somente com foco direto na oferta de um produto ou serviço.

Inside Sales

Diferente das vendas tradicionais, é quando o vendedor faz a venda de dentro do escritório via telefone, Skype e/ou outros meios de comunicação. Não há encontro físico na negociação.

IP (Endereço IP)

Os endereços IP são números separados por pontos que especificam os caminhos onde as páginas de internet se encontram. São quatro números que vão de 0 à 255 separados por pontos. Por exemplo:  109.73.239.244 é o IP que representa o caminho para onde se encontra a página blackhauz.com.br


 

J

Jornada de Compra

Este é o caminho que um potencial cliente percorre até o momento ideal de compra. Ela se divide em quatro etapas, sendo essas: Aprendizado e descoberta, Reconhecimento do problema, Consideração da Solução e Decisão de compra.

Java

Java é a linguagem de programação para páginas de Internet com recursos rápidos e avançados.

JPEG

JPEG ou JPG é a extensão ou formato de imagens. Muito comum em fotos que aparecem na Internet.


 

K

KPI

Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance, são indicadores definidos com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das ações que estão sendo tomadas para alcançar um objetivo determinado.


 

L

LTV

Lifetime Value of Customer ou o Valor do Tempo de Vida de um Cliente. Esse é um pouco mais complicado, mas a fórmula geral é a seguinte: LTV= (MRR médio por conta x Tempo de vida do cliente)/Taxa de evasão de cliente.

Link Building

Link Building ou construção de links, é o trabalho de conseguir links para a sua página ou site. É muito importante que seja feito com naturalidade e o meio mais fácil e correto de se fazer isso é através da construção de conteúdo de qualidade e relevância.

Landing Page

As Landing Pages ou Paginas de Destino, são páginas de conversão focadas em transformar o seu tráfego em leads e seus leads em clientes. São páginas que permitem a captura de informações de seus visitantes através de uma oferta, com um formulário e um CTA (Call to Action).

Links Patrocinados

Os links patrocinados são anúncios digitais que ficam posicionados em locais estratégicos, nos resultados de busca, comparadores de preço ou redes sociais, e são direcionadas através de palavras-chave ou perfis e você só paga pelos cliques que receber em seus anúncios.

Lead

Lead é um visitante que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente. Por meio de relacionamento, ele pode caminhar pela jornada de compra até que se feche um novo negócio.

Lead Scoring

Algoritmo que determina uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead para analisar se ele Lead é qualificado ou não para ser abordado por um vendedor.

Lead Tracking

Uma funcionalidade que permite monitorar os Leads, aumentando muito a personalização no relacionamento e, consequentemente, o potencial de vendas. Exemplo: qual página do site o Lead visitou.


 

M

MySQL

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.

Mecanismo de Busca

São sites utilizados como referência para buscar outros sites ou informações pela Internet. Exemplos: google, cade, yahoo, radaruol entre outros.

MRR

MRR (Monthly Recurring Revenue ou Receita Recorrente Mensal). Nesse caso em específico, é basicamente o valor que a sua empresa recebe mensalmente de um cliente.

Marketing de Conteúdo

Pilar importante do Inbound Marketing, é baseado em atrair o interesse dos consumidores e avançá-los na jornada de compra por meio da produção de conteúdo relevante para o público-alvo.

Meio de Funil (MoFu)

Estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Seus conteúdos devem ter foco fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa e gerar demanda pelo produto ou serviço.

MQL

Marketing Qualified Lead ou Lead qualificado pelo Marketing, é o Lead que o time de marketing define como preparado para ser enviado para o time de vendas. Ele deve atender os critérios de qualificação de Leads definidos por cada empresa.


 

 

P

PHP

PHP é uma linguagem feita especificamente para aplicações web, desta forma, foi planejada para atender os requisitos dos desenvolvedores de aplicações de internet da maneira mais simples possível, reduzindo linhas de código e tempo de programação, além de ser capaz de promover aplicações robustas e de alta performance.

Palavra-Chave

Palavras-chave ou keywords são termos (palavras, frases ou expressões) usados para descrever de forma específica o desejo de busca dos usuários nos serviços de pesquisa da internet e servem para trazer os resultados naturais mais relevantes, junto de anúncios de texto. Sempre seguindo critérios semânticos ou por meio de semelhanças e sinônimos.


 

 

R

ROI 

O retorno sobre investimento, ou ROI (Return on Investment), é uma métrica usada no marketing para descobrir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada ação. Seu objetivo é entender quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que investiu em uma campanha e assim poder tomar decisões gerenciais em futuros investimentos. Os resultados obtidos através do cálculo servem para avaliar, por exemplo, como investimentos em marketing contribuem para os resultados da empresa e identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.


 

S

Site Responsivo

Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido.

SLA

Service Level Agreement é um contrato entre um fornecedor de serviços e seu cliente, em geral em termos mensuráveis, apontando quais serviços o fornecedor vai prestar. Níveis de serviço são importantes para mensurar e monitorar o desempenho de um fornecedor de serviço. Ele também pode ser aplicado entre equipes de uma mesma empresa.

SEM

A sigla para Search Engine Marketing ou Marketing de Ferramenta de Busca. O termo se refere a um conjunto de técnicas de Marketing que tem como objetivo a promoção de uma página ou site nas páginas dos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc). Além disso, o SEM é geralmente dividido entre SEO e anúncios em links patrocinados.

SEO

Essa daqui é bem famosa. Search Engine Optimization (Otimização das Ferramentas de Busca). SEO é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google, Yahoo, etc.

SERP

Search Engine Results Page, ou Página de Resultados em português, é o termo técnico utilizado para falar das páginas que exibem os resultados em uma ferramenta de busca.

Segmentação de Leads

A segmentação consiste em separar a base de contatos de acordo com um determinado critério, estabelecido pela empresa. Por exemplo: clientes de uma região ou de um setor do mercado podem receber disparos focados para a sua realidade.

SQL – Marketing

Sales Qualified Lead é o Lead recebido e aprovado pelo time de vendas para receber uma abordagem comercial.

SQL - Programação

SQL (Structure Query Language) é a linguagem de manipulação, definição, controle, pesquisa e transação de dados em banco de dados relacionais. Alguns exemplos de bancos de dados relacionais: MySQL, SQL Server, Oracle, PostgreSQL, Firebird, entre outros.


 

 

T

Taxa de Conversão

Taxa de conversão é um termo altamente recorrente no universo digital, principalmente quando falamos de e-commerce e negócios que se valem da grande rede mundial de computadores para escalar. Uma conversão pode significar qualquer evento que ocorreu através da interação de algum usuário em seu site. Pode ser desde a assinatura de uma newsletter, um clique em algum link, a abertura de uma página específica ou mesmo a compra de algum produto ou serviço. Basicamente uma “conversão” pode ser qualquer ação definida por sua empresa para mensurar resultados em sua página ou ecommerce.

Teste A/B

É um teste onde se avalia duas versões diferentes de uma página, para entender qual delas possui uma melhor aceitação do público e outros fatores de interesse. Um exemplo de teste A/B poderia ser trocar a ordem dos itens listados no menu de navegação do site e analisar como isso afeta a usabilidade do usuário.

Tráfego orgânico

É o tráfego advindo da busca de uma palavra-chave nos mecanismos de busca, onde o seu site acaba sendo encontrado e clicado. Vale lembrar que  o que caracteriza o tráfego orgânico é a sua natureza gratuita. Portanto, quanto melhor rankeado nos mecanismos de busca a sua página estiver (a construção de autoridade de página/site te ajuda muito aqui), mais tráfego orgânico ela irá gerar.

Topo de Funil (ToFu)

Estágio inicial de um cliente no processo de venda, ainda longe do momento da compra, com conteúdos focados em transformá-lo de visitante para Lead.


X

XML

XML (eXtensible Markup Language) é uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais. É um dos subtipos da SGML (acrônimo de Standard Generalized Markup Language ou Linguagem Padronizada de Marcação Genérica) capaz de descrever diversos tipos de dados. Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da internet.

 

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About carvalhoneto

Ideias muitas ideias!!! rsrsrs... Formado em Propaganda e Marketing, especialização em Marketing Digital e Diretor de Arte 10 anos em agências de SP. Precisa de um Design Bonito ou uma Solução Elegante? Envie um sinal de fumaça! :)

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