Google Analytics: Origens de tráfego

By 29 de setembro de 2017 Tecnologia Eficiente No Comments
Google Analytics, a melhor ferramenta de estatísticas para o seu site, loja virtual ou blog.

Google Analytics, a melhor ferramenta de estatísticas para o seu site, loja virtual ou blog.

Se você não conhece o Google Analytics, deve saber, desde já, que 95% dos sites do mundo usam o Google Analytics como ferramenta de estatísticas. Então você está perdendo informações muito úteis para gerenciar o seu site e traçar suas estratégias online em não utilizar todo esse potêncial. Medir as estatísticas do seu site é uma coisa tão importante, que pelo menos uma vez por semana você deveria entrar no Google Analytics e verificar como andam os números do seu site. Se você tem um site, provavelmente alguém já te perguntou: quantas visitas ele recebe por mês? Você sabe responder esta pergunta?

Neste texto vou falar o que você precisa saber sobre o Google Analytics: Origens de tráfego.

Se você não tem suas estratégias para divulgação do seu conteúdo bem definidas ou não entende a importância de fazer isso, entre em contato com nossos especialistas, que nos cuidamos de tudo para sua empresa!

Já pensou em como promover seu conteúdo ou como estruturar sua estratégia de marketing digital? Então você precisará saber quais canais estão gerando os melhores resultados! O Analytics possuí um relatório especifico para responder este questionamento e muito outros. Abaixo, uma breve explicação de cada uma das principais “Origens de Tráfego”:

  • Tráfego Direto: são as pessoas que acessam o site digitando o endereço no navegador, ou acessando através dos favoritos. Por exemplo, ao digitar www.blackhauz.com.br em seu navegador, você contará como uma visita direta.
  • Referências, Referral ou Links: referências são aqueles visitantes que chegaram a seu site através de outro site, que não seja um mecanismo de busca. Um exemplo bom seria: sua empresa foi citada em uma matéria ou em um jornal digital. No texto eles citam seu site e colocam um link para ele. Todas as pessoas que clicarem nesse link irão entrar em seu Analytics como Referrals!
  • Busca Orgânica: mostra todas as palavras chave que trouxeram visitantes para o site de sua empresa através do Google e outros buscadores.
  • Campanhas (CPC): também conhecido como tráfego pago, são todas as palavras chave que trouxeram visitantes para seu site, porém, através dos anúncios do Google AdWords. Aqui estarão todas as pessoas que chegaram a seu site após clicarem em um anúncio seu em mecanismos de busca, URLs marcadas como pagas (para campanhas por exemplo) ou no Adsense. Sabe suas campanhas no Adwords? Se elas estiverem sendo efetivas, os resultados serão mostrados nessa aba.
  • Social: essas são as visitas que você recebeu através de anúncios ou postagens em mídias sociais, como o Facebook ou o LinkedIn. Simples não? Com isso você conseguirá saber quais as redes sociais estão gerando os melhores resultados e em quais você deve focar seus esforços e aumentar seus investimentos.
  • Email Marketing: uma das ferramentas mais poderosas para a divulgação de conteúdo é a utilização de emails marketing e newsletter. Todas as visitas que você conquistar através dessas ferramentas serão computadas aqui e você poderá realizar seus testes de forma a buscar as melhores opções.

Diversas análises podem ser feitas para cada fonte ou origem de tráfego. Por exemplo, a taxa de rejeição pode ser analisada tanto para as pessoas que chegam através do Google (tráfego orgânico), quanto para aqueles que acessam via links (tráfego de referência, ou referral). Para fazer uma análise completa sobre a performance de seu site, o Analytics te oferece mais dados do que simplesmente número de visita ou páginas visitadas. Um dos melhores relatórios que temos acesso na ferramenta são as fontes de aquisição. Esses relatórios irão lhe mostrar quais canais estão gerando mais tráfego para seu site, loja virtual ou blog.

O Google Analytics é provavelmente a ferramenta de análise métrica mais completa que você pode usar gratuitamente na Internet, com centenas de recursos que podem te ajudar a fazer mais negócios e melhorar a performance do seu site. O importante é lembrar-se sempre que para ser usado de maneira realmente eficiente o Analytics deve ser inserido como ferramenta em uma estratégia maior, com objetivos bem definidos. Se você não souber exatamente o que medir, o Analytics irá te fornecer somente uma grande quantidade de dados que, no final das contas, não te dará informação relevante nenhuma.

Se você não sabe analisar as métricas que o Google Analytics nos oferece, a saída é a contratação de uma agência especializada. A Blackhauz une a “Solução Elegante” com a “Tecnologia eficiente” e oferece relatórios personalizados e alinhados com sua estratégia de negócios online.  Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Nossa maior alegria é ver nossos clientes 100% satisfeitos.

E você? Tem alguma dica sobre Google Analytics para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário abaixo!

 

 

Fontes:

  • Google Analytics – Justin Cutroni
  • Métricas: Como melhorar os principais resultados de sua empresa – Martin Klubeck
  • Material didático do portal 8PS do curso Google Analytics com o professor Adriano Gianini

 

 

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