11 Dicas para exercitar a criatividade

11 dicas para exercitar a criatividade

Criatividade  e inspiração pode até ser um dom para algumas pessoas, mas na maioria dos casos é uma questão de muito trabalho!

Você já passou por um bloqueio criativo, ficou sem inspiração?

Você sabia que alguns exercícios podem aflorar sua criatividade. Música, filmes e livros também são ótimos estimulantes. Para que você consiga desenvolver ainda mais a sua imaginação e simplesmente não ficar esperando que este bloquei-o passe, esperar, pode não ser a melhor ideia pois os grandes insights não costumam surgir de uma iluminação romântica e imprevisível. Por isso, desmitificamos a criatividade e juntamos 11 dicas para exercitá-la. Quem trabalha com criação está sempre procurando gatilhos pra ativar o lado criativo do cérebro. Todos os dias temos que usar e exercitar a criatividade.  Você ainda acha que nasceu desprovido de criatividade, que suas ideias não são boas o suficiente e que só consegue fazer mais do mesmo? Temos uma boa notícia: isso é mentira. Todos somos criativos e a ciência comprova esse fato.

Em 1.968 o cientista George Land realizou um teste de criatividade com 1.600 crianças, avaliadas em diferentes idades. O experimento, concebido inicialmente pela NASA, para que pudesse recrutar profissionais mais inovadores, chegou ao seguinte resultado:

  • 98% das crianças de 5 anos passaram no teste;
  • 30% das crianças de 10 anos passaram no teste;
  • 12% de adolescentes de 15 anos passaram no teste.

Ou seja, quando nascemos somos todos criativos, mas a tendência é que essa criatividade diminua com o passar dos anos. O que fazer nesse caso? Exercitar seu cérebro para que as boas ideias fluam. As informações abaixo foram tiradas do infográfico, criado pela Box 1824.

“O processo criativo é 1% de inspiração e 99% de transpiração.” – Thomas Edison

Inspiração

1%

Transpiração

99%

Abaixo você vai entender como você pode exercitar e estimular sua criatividade:

1ª Dica: Tudo azul

A cor azul ajuda a relaxar, o que melhora o pensamento associativo, um estudo feito em 2009 mostrou que pessoas que estavam em uma sala de fundo azul resolveram mais quebra-cabeças do que aquelas que estavam em uma sala de fundo vermelho (cores quentes=sempre alerta).

2ª Dica: Fique lerdo

Um estudo super recente (2012) mostrou que ficar em baixo estado de atenção, e até meio sonolento, pode aumentar em até 50% sua chance de obter sucesso em desafios criativos.

3ª Dica: Sonhe acordado

Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, pessoas que praticam o “daydream” obtiveram pontuação mais alta em muitos testes de criatividade. Portanto, se você realiza um trabalho criativo é ok se dedicar a pequenos devaneios, olhar para o nada e sentir o tempo passar.

4ª Dica: Pense como uma criança

A presunção, resultado da experiência que adquirimos, carrega pré-concepções e medo do fracasso, portanto é um veneno para a criatividade. Quando estiver diante de um desafio, tente pensar como uma criança de 7 anos, está comprovado que isto lhe ajuda a criar novas utilidades para coisas já conhecidas.

5ª Dica: Ria alto

Depois que Mark Beeman e John Kounios descobriram que rir estimula a área do nosso cérebro que está relacionada aos insights, assistir um vídeo engraçado no Youtube e se permitir umas boas risadas se configurou numa deliciosa estratégia para ter “AQUELA” ideia.

6ª Dica: O problema está longe

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Indiana mostrou que as pessoas resolviam problemas com mais facilidade quando era dito que tais questões foram criadas na Grécia ou na Califórnia em vez do laboratório local.

 

7ª Dica: Seja vago

Não use palavras que possam limitar o pensamento da equipe: ao invès de “dirigindo” prefira “deslocando”, por exemplo. Não ser tão específico amplia a liberdade semãntica.

 

8ª Dica: Trabalhe fora da caixa

Se você trabalha sempre no mesmo lugar, pode estar sofrendo da falta de estímulo. Um estudo recente que fez pessoas saírem de seu espaço tradicional de trabalho comprovou que trabalhar fora da caixa, lhe faz pensar fora da caixa.

 

9ª Dica: Conheça o mundo

Adam Galinsky demonostrou que estudantes que moraram fora do seu país natal resolviam mais facilmente situações de maneiras criativas. Einstein já disse: “Viajar abre a mente de uma tal maneira que ela nunca mais volta ao tamanho normal”. Viajar é o melhor conselho de todos. E fuja de roteiros determinados, planeje e mude na última hora, se deixe supreender.

 

10ª Dica: Mude-se para uma capital

Estudo de instituto de Santa Fé (Novo México) descobriu que inventores que se mudaram para uma cidade com o dobro de tamanho produziram, em média, 15% mais patentes.

 

11ª Dica: Tome uns bons drinks

A Universidade de Illinois, em Chicago, realizou um teste com estudantes sóbrios X estudantes que haviam ingerido um baixo teor de bebida alcóolica, e descobriram que os que haviam bebido resolveram 30% a mais de problemas com associação remota de palavras. Hein?! … É que a galera dos drinks estava mais relaxada e menos focada, o que, nesse caso, ajudou. ;)

 

 

 

 

Consultoria de Marketing Digital

 

Web Hosting

 

Fique Atualizado sobre as novidades de Marketing Digital

Insira aqui o seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!

* Preenchimento Obrigatório!



About carvalhoneto

Ideias muitas ideias!!! rsrsrs... Formado em Propaganda e Marketing, especialização em Marketing Digital e Diretor de Arte 10 anos em agências de SP. Precisa de um Design Bonito ou uma Solução Elegante? Envie um sinal de fumaça! :)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


*